23 fevereiro 2009

GR–22 – Grande Rota das Aldeias Históricas




30Ago08 a 07Set08 - 560 kms

"Não é o que possuímos, mas o que gozamos, que constitui a nossa abundância"

E ao 7 dia a rota terminou...
Volvidos 7 anos desde a minha participação na 1ª edição do GR-22 promovida pelo INATEL, chegou novamente o momento de enfrentar este desafio em autonomia na companhia de amigos. Com os alojamentos marcados de antecedência e com as etapas redefinidas, restava-nos apreciar aquilo que a melhor rota marcada em Portugal tem para oferecer.
A etapa do primeiro dia terminou cedo permitindo-nos manter um diálogo muito produtivo com a Sra. Viscondessa de Sortelha que nos convidou a visitar o espólio da família, servindo de cicerone durante uma boa parte da tarde.
Em plena época de férias, todos os restaurantes locais estavam fechados contribuindo desta forma para jantar umas sandes e a papa cerelac destinada à refeição seguinte.
Acautelada esta situação, os repastos bem condimentados com um jarro de tinto, tornaram-se uma realidade.
No 5º e 6º dia, a altimetria prometia. Eram os dias mais duros de toda a travessia. O desconforto causado pelo peso das mochilas de dois elementos do grupo, juntamente com a saída – abrupta - do Piódão e o tempo chuvoso com rajadas de vento, foram pedra basilar para substituir os trilhos junto das antenas eólicas pela estrada de alcatrão.
O parque de estacionamento de Monsanto onde estivera o carro toda a semana ficou para trás. Objectivo: comer um gelado depois de ultrapassada a porta da vila.
UFA, custou...(1 €)

Sem comentários: