12 agosto 2014

Pedalar contra o desperdício alimentar de Roma a Fátima

Nasce assim uma ideia...



Começa assim um projecto, mais uma vez, movido com a paixão de alimentar o espírito de solidariedade.
Vou pedalar pelo mundo, nunca esquecendo que ele se muda, bairro a bairro. Foi pelo meu que comecei.



Roma, like a Pilgrim – Ride, Pray, Love


A Via Turonensis foi um importante caminho medieval de peregrinação a Roma e Jerusalém. Parto da Praça de S.Pedro e só me desviarei desta via em Sarzana. Nesta cidade continuarei pela costa da Ligúria (via de La Costa) passando por Génova. Saio de Itália por Ventimiglia e será em França que abraçarei as grandes rotas GR 653 A - Via Aurélia e GR 655- Via Tolosana que confluem com o caminho Aragonês e Francês e me transportam até ao Santuário de Fátima.
Esta é - mais - uma aventura que é um sacrilégio deixar escapar.



Por isso, fui... mais do que viajante ou ciclista, peregrino a percorrer a essência



Voluntariado no núcleo do Refood Alfragide

Há mais de 14 anos que pedalo um pouco por todo o planeta, quase sempre em autonomia e na maioria das vezes, sozinho ou como guia de uma empresa.
Ser voluntário não é novidade para mim. Este  ano surgiu mais uma oportunidade de converter a energia que a bicicleta gere em prol de quem precisa.
Ajudo assim no meu bairro a mudar o mundo.


Pertenço à equipa B do núcleo Refood de Alfragide. A cada 6ª feira, a bicicleta deixa as ruas da capital  para se envolver e ir ao encontro dos inúmeros estabelecimentos aderentes a este conceito.
Esta é a melhor forma de fazer exercício pois acredito que lhe dou muito mais que um sentido. 



O turno dura 2 horas, o trajecto pode bem ser este ou então, como a bicicleta permite uma grande  liberdade de escolhas, basta no momento decidir e nunca temos monotonia nem uma volta igual.




"O projecto  Re-food é um esforço eco humanitário,100 % voluntário,efectuado por e para cidadãos, ao nível micro local, para acabar com o desperdício de alimentos preparados e a fome nos bairros urbanos, enquanto reforça os laços comunitários locais. As pessoas são a essência do processo Re-food, doando uma pequena quantidade de tempo para o transformar em valor acrescentado para os outros, tornando-se uma “ponte humana” entre excesso e necessidade..

E eu, tenho o prazer de pedalar por este belo projecto